Internetês ou Português? Escolha a sua língua

Cuidado que você pode estar sendo vigiado

Adoro a Internet! Essa é uma afirmação que não tenho vergonha nenhuma de confessar. Sempre gostei dessa ferramenta chamada computador e com o surgimento da Internet passei a gostar mais ainda.

Há um ano sou de fato uma profissional de comunicação e durante três anos da minha vida profissional estive envolvida diretamente com a Internet e constatei que neste ambiente o imediato conta pontos. E que se você não for rápido perde para outros veículos de comunicação.

Na minha modesta opinião, todo esse imediatismo acaba por ter um preço, pois quem sai ferido nessa questão é a língua portuguesa, uma vez que as pessoas esquecem de usá-la de forma correta.

Blogs, Orkut, Messenger, entre outras tantas outras ferramentas que a Internet trouxe para nosso dia-a-dia, o português acaba sendo usado de maneira sucinta ou erroneamente pela rapidez que a mesma pede.

A íngua portuguesa cada vez mais está sendo deixada de lado nesse ambiente, pois parece que as pessoas esqueceram a sua própria língua para usar uma nova, o Internetês.

É isso mesmo! Você que não está lendo errado! O termo Internetês já possui dicionário próprio e está presente no Wikipédia, uma enciclopédia virtual. De acordo com a enciclopédia, o Internetês tem como objetivo principal de agilizar a digitação.

De maneira nenhuma sou contra o Internetês, muitas vezes utilizo dela em minhas inúmeras conversas pelo Messenger e no Orkut. Porém o fato que chama minha atenção durante algum tempo é que a cada dia mais se escreve errado na Internet e não é culpa do Internetês.

O que me parece na verdade que os usuários da rede estão com preguiça de escrever ou demonstra na realidade como anda o ensino do nosso país. Sei que minha visão sobre esse assunto possa beirar ao radicalismo, contudo é um fato a se pensar.

Cada dia mais pessoas entram nas Universidades sem conhecerem o básico da língua portuguesa. Quem não lembra do episódio do analfabeto que prestou o vestibular de uma faculdade privada e passou? Ou basta ver as redações dos vestibulares a cada ano para chegar a uma conclusão.

Nos meus tempos de faculdade lembro de ouvir que muitos alunos não escreviam seus textos e sim os copiavam da Internet, usando a famosa ferramenta Ctrl+C e Ctrl + V. Vou confessar que já fiz muito isso, mas não me orgulho desse fato.

Mas a minha real preocupação é que a cada dia observo que, os usuários das ferramentas disponíveis pela Rede estão se habituando a escrever erroneamente.

Vamos atentar para o fato que a Internet é uma poderosa ferramenta de comunicação do nosso século e que através do Orkut, Blogs e até mesmo do Messenger nossa vida está cada vez mais exposta.

O caderno Boa Chance do Jornal O Globo trouxe em novembro de 2005, uma reportagem sobre as empresas descobriram que o Orkut era uma ferramenta para ajudá-las na contratação de pessoal. Elas usam o site de relacionamento para conhecer o perfil do profissional e como é o seu comportamento e hábitos.

Um alerta para os milhares de usuário do Orkut ou similares. Você está sendo vigiado e não por outro usuário, então cuidado com que escreve ou a comunidade que entra seu futuro profissional pode estar em jogo.



Por Denise Xavier

(Criado em 09/12/2006)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco filmes fashion para o seu fim de semana