Respeito é bom e elas merecem

Vagão exclusivo das mulheres agora com homens

É lei! As mulheres têm seu próprio vagão nos trens do Metrô e da Supervia. Elas têm mesmo? Sério? Pois não parece?

Todos os dias nos horários indicados nos vagões exclusivos vários homens viajam tranquilamente no meio de milhares mulheres indignadas.

A cena se repete sempre: mulheres reclamando de um lado e homens totalmente inseridos no refrão da música da cantora Luka “Tô nem aí”. É interessante é ver que esses homens, por muitas vezes distraídos dizem não saber que aquele local era apenas para as mulheres ou até mesmo entram distraídos.

Quando o projeto de lei do deputado Jorge Picciani foi aprovado pela Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), tinha como objetivo coibir a ação de alguns homens que aproveitam a superlotação dos vagões para abusar das mulheres.

No caso do Metrô, os seguranças no começo até alertavam e proibiam a permanência de homens nos vagões, porém essa medida foi a cada dia sendo deixada de lado. Hoje eles (os seguranças) ficam na plataforma, porém longe dos vagões.

O mais interessante nisto tudo é que o Metrô Rio lançou uma campanha que diz que “Respeito é bom e elas merecem”. Avisando que a concessionária destina carros exclusivos para mulheres somente em dias úteis. Parece até piada, contudo é a mais pura verdade a campanha não vale em nada e nem mesmo resolve a situação.

Infelizmente as pessoas têm o mínimo de respeito pelo o outro e é isso que acontece todos os dias pelo menos no Metrô. Vamos continuar vendo o total desrespeito da lei e acompanhando homens nos vagões. E se os abusos continuarem? A única solução é quem for desrespeitada fazer valer o seu direito de ir e vir sem ser molestada de forma alguma.

Porém no Brasil as leis não funcionam para as minorias, como no caso do Metrô. Agora tenho que concordar que existem leis que são totalmente absurdas e que devemos lembrar que não é com a lei que vamos mudar hábitos adquiridos com o tempo e sim com a melhora na educação.


Por Denise Xavier
(Criado em 01/09/2006)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco filmes fashion para o seu fim de semana